SENAI 4.0

O objetivo é desenvolver indústrias que aprendam e se tornem mais ágeis.

 

 

Para isso, disponibilizamos uma linha de soluções e serviços em Educação, Inovação e Tecnologia vinculadas à Indústria 4.0 estruturada em três fases:

 

DESVENDAR 4.0

Nesta etapa, o SENAI de cada Estado irá realizar a difusão dos conceitos e tecnologias através de encontros presenciais e cursos gratuitos, para que as empresas possam entender melhor quais as suas oportunidades de melhorias. Para iniciar essa transformação, o primeiro passo, é a Avaliação de Maturidade. De forma declaratória, a indústria responde ao questionário e o SENAI avalia suas informações.

 

AGIR 4.0

A partir do preenchimento da Avaliação de Maturidade pelas empresas, iremos construir, juntos, um plano de ação com uma trajetória clara e realista de utilização dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. Os mais de 1000 consultores e 500 pesquisadores do SENAI analisarão o resultado da avaliação de maturidade e entrarão em contato para desenvolver um plano de ação específico para sua empresa. Além disso, a capilaridade do SENAI com mais de 800 Unidades, 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia permitem ao SENAI realizar um atendimento efetivo e personalizado para as empresas.

 

CONECTAR 4.0

Os Institutos Senai de Inovação e Tecnologia ofertarão espaços abertos para as empresas terem acesso à informação e ambientes neutros para realização de testes e compartilhamos dos resultados, visando a difusão de conhecimento em escala nacional.

 

Além destas três fases, serão realizados Seminários nacionais e internacionais, conectando pessoas e empresas em torno de temas relacionados a Indústria 4.0, para um compartilhamento sistêmico de casos de sucesso e de aprendizados.

 

 

A 4ª revolução industrial

Considerando os desafios e oportunidades mundiais atreladas à Quarta Revolução Industrial, também denominada como Indústria 4.0, as empresas devem estar preparadas para atender as necessidades do mercado por produtos mais inteligentes e customizados, demandando a introdução de tecnologias nos processos industriais que possibilitem o monitoramento em tempo real, linhas de produção flexíveis e integradas com outras plantas industriais em nível global.

Assim, os profissionais destas empresas devem estar familiarizados com as tendências e tecnologias requeridas, para que possam desenvolver as suas atividades de forma alinhada às novas demandas de mercado.

 

 

 

 

Benefícios da indústria 4.0

 

Estratégicos

Otimização de receita
Otimização da sustentabilidade em âmbito ambiental, social e econômico
Integração da cadeia produtiva
Maior competitividade
Maior capacidade de adaptação ao mercado

Táticos

Inteligência na fábrica, nos produtos, na cadeia de suprimentos e na inovação, proporcionada pela integração tecnológica de:
Internet das Coisas
Sistemas Cyber-Físicos

Operacionais

Operacionalização por meio das tecnologias habilitadoras
Aumento de produtividade
Conectividade da produção
Análise em tempo real