Portfólio Tecnologia e Inovação SENAI 4.0

 

Soluções SENAI 4.0


Indústria + Produtiva

Implantação de ferramentas de Manufatura Enxuta, com objetivo de otimizar o processo produtivo e aumento de produtividade das empresas, por meio da promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto.

TENHO INTERESSE

 

Indústria + Eficiente

Implantação de ferramentas e metodologias para aumento da eficiência energética de sistemas produtivos, por meio da análise e melhorias no consumo de energia de recursos de produção, utilizando como base as premissas da ISO 50001 – Gestão de Energia.

TENHO INTERESSE

 

Indústria + Avançada

Consultoria para implantação de sistemas, de baixo custo, e análise de dados que possibilitam o monitoramento em tempo real dos parâmetros de processo, permitindo um maior controle, melhoria contínua, redução de desperdício e eficiência da produção.

TENHO INTERESSE

 

Avaliação de Maturidade Indústria 4.0

Trata-se de um diagnóstico, por meio da aplicação de um questionário, que avalia o grau de maturidade das empresas com relação à implementação dos conceitos e tecnologias da indústria 4.0.

TENHO INTERESSE

 

 

Consultorias, Pesquisa Aplicada e Inovação SENAI 4.0


Com o objetivo de apoiar a indústria no processo de inovação, o SENAI estruturou uma rede com 25 Institutos SENAI de Inovação e 58 Institutos SENAI de tecnologia para proporcionar soluções ágeis e inovadoras sob medida às necessidades da indústria. Com os institutos, as empresas brasileiras estão mais preparadas para enfrentar os desafios desta 4ª Revolução Industrial, caracterizada de grande competição global e forte transformação tecnológica.

A organização em rede e de forma complementar e multidisciplinar é um diferencial. Quando um desafio é apresentado pela indústria, especialistas dos vários institutos são reunidos em equipe, na qual também podem participar pesquisadores das empresas contratantes.

Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, resultando na aceleração do fluxo de conhecimento científico e tecnológico e em benefícios efetivos para o segmento industrial.

TENHO INTERESSE

 


Deste total, seis institutos já estão credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e suas iniciativas contam com recursos diferenciados para financiamento de projetos. Os institutos ainda desenvolvem projetos com recursos de : investimentos diretos pelas empresas, financiamento pelo Edital de Inovação para a Indústria ou outras fontes regionais e nacionais de fomento à pesquisa e inovação.

 

Links Relacionados:

Edital de Inovação para a Indústria

Institutos SENAI de Inovação

Institutos SENAI de Tecnologia