Educação Profissional

Alinhado ao novo cenário industrial, o SENAI vem disponibilizando cursos técnicos, de aperfeiçoamento profissional e pós graduação nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 (Computação em nuvem, Big data, Segurança digital, Internet das coisas, Integração de sistemas ,Robótica avançada, Manufatura digital, Manufatura aditiva).

Escolha o curso e verifique a disponibilidade em sua Região.

> Curso de Iniciação Profissional

> Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

> Cursos Técnico de Nível Médio

> Curso de Pós-graduação

 

Curso de Iniciação Profissional


1. Desvendando a Indústria 4.0

Carga horária: 20h

Objetivo: Apresentar a Indústria 4.0, propiciando ao aluno a introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam a Indústria 4.0.

INSCREVA-SE

Cursos de aperfeiçoamento profissional


1. Conectando-se a Indústria 4.0

Carga horária: 40h

Objetivo: Pautado nos conceitos da indústria avançada, este curso simula a inserção de inteligência e conectividade na elaboração de protótipos de baixa complexidade usando como base plataformas gratuitas e/ou open source (Arduino IDE, Aplicativos Android) e open hardware (Arduino).

TENHO INTERESSE

 

2. Explorando o BigDATA

Carga horária: 56h

Objetivo: Desenvolver as competências relacionadas a análise de grandes volumes de dados por meio de softwares e ferramentas que possibilitam criar insights e conhecimentos para apoiar a tomada de decisão nas empresas. Para tal, o aluno aprenderá os conceitos que envolvem Big Data, arquitetura de informação, ferramentas e técnicas, armazenamento e analisar dados.

TENHO INTERESSE

 

3. Programação Móvel para IoT (Internet of Things)

Carga horária: 40h

Objetivo: Desenvolver uma aplicação mobile que interaja com outros dispositivos (hardware), no conceito de Internet das Coisas, utilizando para isto ferramentas e técnicas para criação de aplicativos (Android, IOS e Windows Phone), bem como, os mecanismos para que estes aplicativos controlem e/ou captem sinais do dispositivo ou sistema.

TENHO INTERESSE

 

4. Segurança Cibernética

Carga horária: 54h

Objetivo: O objetivo do curso é fornecer aos participantes conhecimentos sobre segurança cibernética bem como desafios de segurança cibernética no contexto mundial atual.

TENHO INTERESSE

 

5. Inteligência Artificial

Carga horária: 48h

Objetivo: O objetivo do curso é fornecer aos participantes conhecimentos necessários de Inteligência Artificial para construir um sistema inteligente e realizar aplicações.

TENHO INTERESSE

 

6. Sistemas de Execução da Manufatura

Carga horária: 60h

Objetivo: O objetivo do curso é fornecer aos participantes conhecimentos para integrar sistemas de produção de forma inteligente que propiciem a supervisão de processos e de dados, gerando aumento na produtividade e a competitividade da empresa.

TENHO INTERESSE

 

7. Robótica Colaborativa Aplicada

Carga horária: 60h

Objetivo: O objetivo do curso é fornecer aos participantes conhecimentos sobre projetos de células robotizadas colaborativas, com o objetivo de realizar a integração de robôs em rede e com outros sistemas de automação.

TENHO INTERESSE

 

8. Cloud computing: Arquitetura e Aplicações

Carga horária: 48h

Objetivo: O objetivo do curso é fornecer aos participantes conhecimento necessário para implantar e gerenciar uma plataforma de Cloud Computing seguindo o princípio da computação em grade, ou seja, identificar a utilização da memória e das capacidades de armazenamento de computadores e servidores, além de realizar o cálculo de tais equipamentos compartilhados e interligados por meio da Internet.

TENHO INTERESSE

 

9. Manufatura Aditiva Aplicada

Carga horária: 48h

Objetivo: O objetivo do curso é apresentar aos participantes conhecimento sobre o processo de produção aditiva (impressão 3D), suas variáveis e diferentes aplicações nas áreas de desenvolvimento de produtos.

TENHO INTERESSE

 

10. Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada

Carga horária: 40h

Objetivo: O objetivo do curso é fornecer aos participantes conhecimentos necessários para criação de simulações e aplicações em realidade virtual e aumentada, usando os softwares Unity3D e o SDK.

TENHO INTERESSE

 

11. Inspirar, Transformar e Aprender – a Educação para Indústria Avançada (Indústria 4.0)

Carga horária: 60h

Objetivo: Instrumentalizar os participantes por meio da utilização de diferentes mídias e tecnologias, que apoiem o processo de ensino e aprendizagem, visando aulas mais participativas, colaborativas, criativas e atrativas.

TENHO INTERESSE

 
12. Desvendando a Blockchain

Carga horária: 20h

Objetivo: Apresentar a tecnologia da Blockchain, propiciando ao aluno a obtenção da base conceitual desta tecnologia, seu funcionamento e os benefícios que ela proporciona para o mundo dos negócios.

INSCREVA-SE

 

Cursos Técnicos de Nível Médio


1. Curso Técnico em Informática

Carga horária: 1200h

Objetivo: Formar profissionais capazes de atender demandas de instalação, configuração e manutenção de computadores de uso geral, periféricos, software, dispositivos móveis e redes locais, bem como, desenvolver aplicações para desktop conectadas a banco de dados e web, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

TENHO INTERESSE

 

2. Curso Técnico em Informática para Internet

Carga horária: 1000h

Objetivo: Formar profissionais capazes de desenvolver sistemas para internet, bem como, produzir interface web, de acordo com metodologia e padrão de qualidade, usabilidade, ergonomia acessibilidade e segurança.

TENHO INTERESSE

 

Cursos de Pós Graduação – Lato Sensu


1. MBI em Indústria Avançada

Carga horária: 360h

Objetivo: Desenvolver os gestores e tomadores de decisão de empresas nos conceitos, ferramentas e tecnologias do contexto da Indústria Avançada, permitindo explorar as oportunidades existentes no contexto desta nova indústria.

INSCREVA-SE

 

2. Indústria 4.0

Carga horária: 360h

Objetivo: Capacitar os profissionais em tecnologias avançadas de integração e comunicação M2M em células de manufatura automatizadas inteligentes permitindo o controle de forma autônoma de ciclo produtivo, demanda e insumos.

INSCREVA-SE

 

3. MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0

Carga horária: 360h

Objetivo: Formará profissionais capazes de elaborar projetos de implantação da Confecção 4.0 nas empresas e indústrias do setor confecção, vestuário e têxtil, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis. O foco é uma mudança no mindset dos gestores para que consigam trazer inovação para seus processos produtivos.

INSCREVA-SE

 

4. Engenharia Aplicada à Indústria 4.0

Carga horária: 360h

Objetivo: O objetivo do curso é transferir conhecimento sobre preceitos da indústria 4.0 (manufatura digital, metrologia 3D, sensoriamento, rastreabilidade, manufatura aditiva etc.), para que engenheiros aumentem o nível de capacidade na tomada de decisão relacionada a processos de manufatura com integração horizontal e vertical da informação.

INSCREVA-SE

 

5. Engenharia de Automação e Controle Industrial

Carga horária: 360h

Objetivo: Capacitar especialistas para trabalhos, empreendimentos e projetos que envolvam sistemas de automação industrial. Visa atender as necessidades de atualização tecnológica, a busca pela eficiência produtiva e a integração de tecnologias de informática industrial, com padrões de qualidade e produtividade. O curso aborda conteúdos tradicionais e contemporâneos na área da Automação Industrial, incluindo os conceitos da Indústria 4.0, das Fábricas Inteligentes, da Internet das Coisas, entre outros.

INSCREVA-SE