Conheça o BLOG 4.0
Programa Rota 2030

Programa Rota 2030

20 de setembro de 2019

O Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, é parte da estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país.

Tem como público-alvo o setor automotivo: montadoras e importadores de veículos, fabricantes de autopeças, e os trabalhadores do setor; entretanto, seus resultados serão externados à toda sociedade, especialmente através do aumento da eficiência energética e da segurança dos veículos comercializados no País.

fonte: http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/setor-automotivo/rota2030


Atuação do SENAI na Rota 2030

1. Master in Business Innovation (MBI)sem contrapartida

É uma Pós-Graduação Lato Sensu com metodologia inovadora, desenvolvido com foco no incremento de produtividade em cadeia, a partir da relação com as montadoras, onde os alunos serão agentes ativos nesta relação, desenvolvendo práticas reais que gerem resultados durante o próprio curso que terá duração de até 18 meses.

Composto por quatro módulos:

  1. Indústria Avançada
  2. Estratégia e Otimização
  3. Digitalização
  4. Inovação, sendo realizado em 4 imersões (2-3 dias).

A turma do MBI será composta por 40 alunos de empresas que aportarem recursos no Programa. Durante as imersões serão realizadas atividades práticas que irão envolver mais 500 alunos de empresas da cadeia (curso de curta duração).

2. Lean Manufacturing e Digitalizaçãosem contrapartida

Consultorias de Lean e Digitalização – de até 600 horas – que serão operacionalizadas por meio do “Edital de Inovação para a Indústria – Chamada Rota 2030” para empresas da Cadeia, focando aumento de no mínimo 20% produtividade.

O SENAI possui mais de 1000 profissionais formados em execução de consultoria de manufatura enxuta, possuindo capilaridade nacional.
As empresas que aportarem recursos no Programa poderão usufruir dos resultados provindos da melhoria da produtividade dos seus fornecedores.

3. Empreendedorismo Industrial para a cadeia

Desenvolvimento de provas de conceitos para solucionar os desafios da cadeia. Os projetos serão desenvolvidos por Alianças estabelecidas entre as empresas do setor, podendo envolver outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Startups, além dos Institutos SENAI. Os projetos PD&I apoiados – de R$ 2 à 8 milhões – serão selecionados por meio do “Edital de Inovação para a Indústria – Chamada Rota 2030”.

As empresas que aportarem recursos no Programa poderão ser as direcionadoras das Alianças.

4. Foresight para Cadeia Automotivasem contrapartida

Desenvolvimento de estudo sobre o futuro da mobilidade urbana que tem como objetivo servir de subsídios para as emporesas desenvolverem um processo de planejamento que permite compreender amplamente as mudanças em curso e antecipar-se ao futuro de médio e longo prazos através de análises e insights que levam à inovação.

O projeto será desenvolvido em 12 meses, utilizando diversas ferramentas de pensamento de futuro desenvolvidos pelo Institute for the Future (IFTF), instituição americana de referência internacional. Serão conduzidas oficinas de Pensamento de Futuro com representantes do setor automotivo, pesquisadores, sociedade civil entre entre outros.


Benefícios

  • Compartilhamento de risco
  • Projetos colaborativos
  • Resolução de desafios reais
  • Produtos verificados em ambientes de teste
  • Encadeamento inteligente de instrumentos
  • Garantia de ganho de produtividade: 20% Lean e 10% Digitalização
  • Mais inovação para o setor


Contato

Para maiores informações e adesões ao Programa:
rota2030@senaicni.com.br
Whatsapp – (61) 9 9628-7337